Voltar
Óleo de Rícino: para que serve, como usar e mais Como usar o óleo de rícino nos cabelos?

Óleo de Rícino: para que serve, como usar e mais Como usar o óleo de rícino nos cabelos?

31/01/2021

Uma das dúvidas mais comuns é sobre como usar o óleo de rícino na hora da aplicação. O ideal é usá-lo topicamente, já que se for tomado, terá efeito laxante. Ele pode ser utilizado nos cabelos de forma pura, como um pré-xampu, ou seja, aplicado alguns minutos antes de lavar com o xampu habitual e enxaguado depois. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, como um leave-in, ajudando a selar a cutícula.

É verdade que o óleo de rícino ajuda no crescimento do cabelo? 


Não há evidência científica desses usos do óleo de rícino. "Por ser um produto viscoso, ele acaba promovendo o efeito estético de espessamento, mas não o engrossamento efetivo dos fios", ressalta Belineti.


Maurizio Pupo, farmacêutico, cosmetólogo e consultor em cosmetologia, explica que o óleo costuma ser usado em formulações com essa finalidade devido aos efeitos anti-inflamatórios do ácido ricinoleico, que poderia ajudar em situações em que há um quadro inflamatório atrapalhando o crescimento dos fios. Além disso, por ser nutritivo e penetrar bem no couro cabeludo, ele ajuda na recuperação da saúde dos folículos capilares, o que pode trazer algum efeito aos cabelos, mas nada milagroso.


O óleo de rícino é indicado para quem está com queda de cabelo? 


Assim como não há evidência de que ele ajude no crescimento dos cabelos, o mesmo vale para impedir a queda. A queda de cabelo é um problema multifatorial, por isso precisa ser estudada por um dermatologista, para entender os melhores tratamentos para cada pessoa. 


"Caso o paciente tenha alguma doença dermatológica que curse com queda e rarefação dos cabelos, a automedicação com o óleo pode retardar o diagnóstico da doença e potencialmente agravar o quadro", alerta Belineti.


O óleo de rícino pode ajudar no combate à caspa? 


Também não há evidência desse benefício. A teoria seria de que sua atividade anti-inflamatória poderia ajudar em casos de dermatite seborreica, mas faltam estudos que comprovem esse benefício.


É verdade que o óleo de rícino pode ajudar na hidratação dos fios?


Eis um dos poucos benefícios do óleo de rícino aos cabelos que é embasado. "Tanto que ele é utilizado em vários condicionadores, leave-ins e até em tinturas, por exemplo", afirma Belineti. 


Pupo explica que os óleos vegetais penetram muito mais na pele do que os minerais, por exemplo, por isso produtos que os contenham são mais eficientes na nutrição e hidratação dos fios e da pele também. A presença de ômega 6 também ajuda.


Pode dormir com óleo de rícino no cabelo? 


Quando aplicado no couro cabeludo, o óleo de rícino deve ser removido totalmente para evitar o efeito oclusivo e piora de algumas dermatoses, como a dermatite seborreica. Ou seja, melhor não dormir com ele aplicado ao couro cabeludo. Deixe por até 30 minutos nos fios e depois lave bem. 


O óleo de rícino pode ajudar no crescimento de cílios, sobrancelhas e barba? 


O uso nos cílios do óleo de rícino é útil apenas para sua hidratação. É preciso ainda mais cautela nestas aplicações, por estar muito próximo da área dos olhos. O ideal é aplicar o produto bem diluído, com um pincel de cílios, sempre com extrema cautela para não atingir os olhos nem a mucosa. Evite também a exposição ao sol com o produto.

Receba novidades e promoções