Voltar
Foliculite no couro cabeludo

Foliculite no couro cabeludo

31/01/2021

Tipos de foliculite

Foliculite no couro cabeludo decalvante

A foliculite no couro cabeludo decalvante é um tipo crônico de inflamação, que se manifesta por meio de crostas, tufos de cabelo e pústulas.

Este tipo de foliculite apresenta inflamação e destruição dos folículos, tendo seu tratamento feito com antibióticos orais por períodos prolongados. Por não se tratar de um problema infeccioso, a foliculite decalvante não é considerada contagiosa.

Foliculite no couro cabeludo dissecante

Esta foliculite no couro cabeludo faz parte de um grupo de reações inflamatórias da nossa pele, que incluem a acne conglobata e a hidrosadenite. Suas lesões começam na nuca, com a formação de nódulos, abscessos purulentos ou até mesmo pústulas.

Infelizmente, suas reações são mais intensas, podendo levar à queda de cabelo e a uma alopecia cicatricial permanente. No entanto, assim como a decalvante, não é considerada infecciosa e nem contagiosa.

O tratamento da foliculite dissecante pode ser feito com o uso de antibióticos sistêmicos e corticóides, dependendo muito do seu nível de inflamação.

Foliculite queloidiana da nuca

Este tipo de foliculite no couro cabeludo apresenta lesões um pouco mais sérias, que podem evoluir para abscessos, cicatrizes, placas ou alopecia cicatricial.

Sua causa ainda é incerta, mas pode ser evitada com alguns hábitos simples, como evitar a raspagem dos fios de cabelo ou o uso de chapéus e bonés por muito tempo.

Entenda as causas da foliculite capilar

A foliculite no couro cabeludo se dá pelo fato de que os folículos dessa região costumam ser mais densos, além de estarem sujeitos à transpiração excessiva e ao contato com a oleosidade natural dos cabelos.

A falta de higiene adequada, o atrito causado por bonés e chapéus, além do uso de produtos capilares não específicos para o seu tipo de cabelo são alguns exemplos do que pode favorecer o surgimento deste tipo de inflamação.

Uma foliculite infecciosa pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou, inclusive, parasitas. Já as inflamatórias podem ser causadas pelos mesmos motivos, além da simples irritação da pele pelo uso de alguns produtos, pelos encravados, entre muitos outros fatores.

É importante ressaltar que toda foliculite no couro cabeludo infeccioso apresenta inflamações. Porém, nem toda foliculite inflamatória possui infecções! Afinal, alguns casos se desenvolvem até mesmo quando não há nenhum tipo de contaminação por microrganismos.

Principais sintomas

Para entendermos mais sobre os sintomas da foliculite no couro cabeludo, separamos seus sinais em duas categorias:

Foliculite no couro cabeludo superficial

  • Pelo encravado;

  • Pele avermelhada e inchada ao redor do folículo;

  • Pústulas que lembram espinhas;

  • Coceira intensa no local.

Foliculite no couro cabeludo profunda

  • Nódulo com pus no folículo;

  • Extensa área avermelhada ao redor da inflamação;

  • Inchaço no local;

  • Dor;

  • Coceira;

  • Possíveis cicatrizes e destruição do folículo piloso.

Receba novidades e promoções